Alinhadores invisíveis: Tudo o que você precisa saber sobre essa inovação ortodôntica.


Para quem está pensando em colocar os famosos alinhadores invisíveis ou o “aparelho transparente”, abordaremos neste texto os principais pontos que você precisa saber sobre estes que se tornaram uma alternativa bastante atraente frente aos aparelhos ortodônticos tradicionais.

A cada dia mais procurados, os alinhadores invisíveis são uma opção confortável, tecnológica e segura para quem busca uma melhor estética do sorriso e o alinhamento dos dentes. Esse dispositivo ortodôntico tem atraído para os consultórios odontológicos um amplo público, sem restrição de idade, desde adultos, adolescentes, crianças e idosos.

Para entender melhor e aumentar a sua confiabilidade, faz-se importante conhecer suas origens: quando surgiu, como e por quem foi criado.

A história dos alinhadores invisíveis

A história dos alinhadores tem como principal marco o início da utilização da tecnologia de modelagem digital e impressão 3D na odontologia na década de 1990, embora já em meados do século XIX, nos Estados Unidos, se iniciassem as pesquisas com placas dentárias.

A partir disso, um grupo de ortodontistas e engenheiros se reuniu para buscar uma alternativa mais estética e confortável aos aparelhos tradicionais, e em 1997 desenvolveram o primeiro sistema de alinhadores transparentes. O sistema desenvolvido pelo grupo foi lançado comercialmente em 1999 e, desde então, ganhou grande popularidade e mercado mundial.

Após mais de duas décadas de existência, como uma tecnologia que tem evoluído constantemente, as melhorias na precisão e os incontáveis resultados comprovaram a eficácia e a confiabilidade dos alinhadores no tratamento ortodôntico.

Alinhadores invisíveis, o que esperar deles

O alinhador invisível se trata de um aparelho ortodôntico cuja finalidade pode ser: movimentar os dentes para a posição desejada, seja por problemas de espaçamento, rotação ou apinhamento; tratar mordidas cruzadas; corrigir problemas de má oclusão, de traumatismo e danos nos maxilares, entre outros.

Este aparelho é composto por um material plástico transparente e resistente que se ajusta aos dentes, devendo ser usado por cerca de 20 a 22 horas por dia. O tratamento com este dispositivo ortodôntico é formado por um conjunto de alinhadores que são trocados gradualmente.

Cada alinhador corresponde a uma etapa do processo e é usado por um período específico, geralmente de duas a três semanas, antes de ser trocado por um novo conjunto que continua a movimentação e alinhamento desejados. Graças à tecnologia de modelagem digital, o ortodontista planeja o tratamento com precisão, garantindo que os alinhadores sejam feitos sob medida para cada etapa e para cada paciente.

Benefícios dos alinhadores invisíveis

Estudos clínicos demonstraram que eles são tão eficazes quanto os aparelhos tradicionais fixos para uma variedade de problemas ortodônticos. Entretanto, eles se destacam pela sua estética, conforto e praticidade, além de exigir menos visitas ao consultório odontológico.

Como eles são transparentes, o paciente passa pelo período de correção do sorriso sem que ninguém perceba que está usando o aparelho, garantindo uma melhor sensação de bem-estar e segurança emocional durante o tratamento. Outro ponto importante é que eles são feitos de um material liso, o que os torna confortáveis, sem causar irritação na gengiva e bochechas.

Vale ressaltar a praticidade na rotina de cuidados dentários, por serem removíveis, a higiene bucal pode ser mantida de forma habitual, exigindo apenas o cuidado a mais em manter os alinhadores limpos, conforme orientação do ortodontista.

Como iniciar o tratamento com alinhadores?

O primeiro passo é encontrar um ortodontista qualificado que fará, na primeira consulta, uma avaliação e criará um planejamento de tratamento personalizado, com a realização de um escaneamento digital dos dentes e da arcada dentária.

A próxima etapa é a confecção dos alinhadores e a entrega ao paciente. Este receberá um conjunto de placas que deverá ser usado conforme a orientação do seu dentista. O tempo total do tratamento pode variar dependendo da complexidade do caso e da adesão do paciente.

Considerações finais

Os alinhadores invisíveis são uma alternativa excelente para aqueles que estão buscando do sorriso perfeito, a harmonização da face, e também para quem se preocupa com sua saúde bucal.

Com uma história de sucesso e confiabilidade, eles têm se mostrado altamente eficazes na ortodontia. É claro que é fundamental buscar um ortodontista de confiança, com domínio das técnicas e da tecnologia, para determinar se essa é a melhor opção para o seu caso específico e garantir o êxito no tratamento. Se você está considerando alinhadores invisíveis, não hesite em buscar mais informações e agendar uma consulta com nosso especialista.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos.